Planeta Pedras - excelência em travertino, granitos nacionais, mármores nacionais e importados

Sobre pedras

O que é o Mármore?

O mármore é uma rocha metamórfica proveniente do calcário e dependendo da composição de seus minérios pode apresentar variadas cores como rósea, branca, esverdeada ou preta. Dentre esses minérios está a mica, o feldspato e outros.
Ela recebe o nome de rocha metamórfica porque é formada a partir da transformação físico-química sofrida pelo calcário a altas temperaturas e pressão. Isto exlplica porque as maiores jazidas de mármore se encontram em regiões de atividade vulcânica e que possuem a rocha matriz calcária.

O grau metamórfico juntamente com a composição química do mineral é que moldam a rocha dando variadas cores e texturas, e fazem do mármore um material rentável na indústria de rochas ornamentais.

O mármore é usado em decorações, na confecção de objetos ornamentais e esculturas. A famosa estátua Vênus de Milo foi esculpida em mármore no século II a.C. O mármore pode ainda ser usado em construções civis na fabricação de objetos para uso domiciliar como pias, mesas e pisos.

Em nosso país, as maiores concentrações de mármore estão no estado do Espírito Santo, sendo este também o maior produtor de rochas ornamentais do país. A História da mineração do Mármore, no Espírito Santo, surgiu com o início das atividades de fábricas de cimento, mas a utilização do calcário e sua mineração são desde 1878, quando era usado para a fabricação de cal, tijolos e telhas.

Fonte: http://www.mundoeducacao.com/quimica/marmore.htm


O Que é Granito?

O granito é uma rocha ígnea de grão fino, médio ou grosso que apresenta em sua composição quartzo, feldspato, micas, anfibolas, piroxenas e olivina basicamente em associações que variam conforme determinadas características.

Enquanto que, numa análise macroscópica, o quartzo é um mineral incolor e translúcido, o feldspato, também presente no granito, por meio da microclina, ortóclase e plagióclases, atua como condicionante da característica cromática de rochas silicáticas, permitindo uma coloração avermelhada, rosada e creme acinzentado na pedra.

As matrizes das rochas silicatadas, geralmente, apresentam-se na cor negra, possibilitada pela presença de minerais máficos, anfíbolas e micas, conhecidos como carvão. Os minerais máficos correspondem aos silicatos ferro magnesianos.

Os granitos mais claros são tecnicamente referidos de leucocráticos, possuem menor quantidade de ferro-magnesiano. Na composição de uma rocha, o quartzo e o feldspato compõem de 85 % a 95% de uma rocha.

As rochas silicatadas possuem uma textura determinada pela granulometria e distribuição dos cristais. O granito é uma pedra muito utilizada na construção civil e em ornamentos.

Na elaboração de pedras ornamentais e de revestimento de paredes, utiliza-se vários conjuntos de rochas silicatadas, entre elas:

  • Monzonitos;
  • Granodioritos;
  • Charnockitos;
  • Sienitos;
  • Dioritos;
  • Doleritos;
  • Basaltos;
  • Granito tradicional;
Por ser formado basicamente pela micas, quartzo e feldspato, o granito é mais duro e resistente do que o mármore. No comércio de material de construção é vendido determinados tipos de granito “imitação”, não sendo o granito verdadeiro.

Como comparação, por exemplo, o arenito e o quartzo são rochas raras mais porosas. Em minas Gerais, os granitos são famosos pelo seus desenhos rebuscados; na Bahia, as rochas de granito são azuis, entre o mais valorizado no mercado está o granito azul-bahia. Cada estado brasileiro possui extração de granito, com estilo inerente na extração de cada região.

No processo de acabamento, o granito pode ser levigado, lustado, apicoado e flameado. O levigado é usado para deixar a pedra bem lisa; o lustramento, que utiliza aditivo químico, permite que a pedra fique  impermeabilizada; o apicoada deixa a pedra  com furinhos; o flameado utiliza maçarico para queimar os minerais da rocha. Não aconselha-se lavar o granito com água para evitar que o mesmo fique manchado, utiliza-se apenas um pano úmido.

Fontes:
http://www.beg.utexas.edu/mainweb/publications/graphics/granite.htm
http://www.catep.com.br/dicas/granito.htm



O que é Superfície de Quartzo?

A Superfície de Quartzo trata-se de um produto industrializado, composto basicamente por 93% de Quartzo, e 7% de agentes aglutinantes (resina de poliéster) de alta performance. Desenhos modernos, requinte e elegância, fazem da Superfície de Quartzo um material que proporciona resistência e beleza, criando os mais ricos ambientes, seja interno ou externo.

Produzida a partir da tecnologia italiana Bretonstone®, a Superfície de Quartzo é um material não poroso, possuindo absorção nula de água, ou seja, inofensivo para contato com gêneros alimentícios, pois não apresenta ambiente favorável para a proliferação de fungos e bactérias.

Propriedades da Superfície de Quartzo

Além de Quartzo e resina de poliéster, a Superfície de Quartzo é produzida com demais propriedades, como – areia de quartzo, espelho e fragmentos de vidro, dando a superfície um efeito de brilho e movimento. O resultado é uma superfície que oferece alta resistência a impactos, ácidos e riscos.
Encontrada em dimensões padrão de chapa, as linhas mais modernas da Superfície de Quartzo medem – 304 cm x 130 e 304 cm x 140 cm, com espessura de 2 cm.

Propriedades Físicas da Superfície de Quartzo

Linha

Densidade

Índice de absorção

Flexibilidade

Coeficiente
Expansão
+20 até +70ºC

Coeficiente
Contração
-20até +20ºC

 

(g / 3 cm3)

Após 24 hrs

(Mpa)

-6 (10  / ºC)

-6 (10  / ºC)

Cristal

2,05

0,07

35

43

33

Especificação Técnica

CSN 72 1154

CSN 72 1155

CSN EN14617-2

CSN EN ISO 10545-8

AZL 03

Utilização da Superfície de Quartzo

Utilizada por arquitetos, designers, decoradores e marmoristas, para atender os mais exigentes projetos, a Superfície de Quartzo pode ser aplicada em tampos de cozinhas, hospitais, laboratórios clinicos, aeroportos, shoppings, além de revestimentos de pisos e paredes, seja em ambientes internos e externos.
Com excelente flexibilidade a Superfície de Quartzo, é referencia mundial em tendência, destacando-se nos últimos dez anos. Aplicada principalmente em tampos de cozinhas, a Superfície de Quartzo vem ganhando espaço junto a tradicionais superfícies, e segundo dados estatísticos detém projeção no crescimento de mercado em 10%, para 2010.

Materiais aplicados para tampos de cozinha em 2007 no mundo


Fonte: www.fredonia.com

Manutenção da Superfície de Quartzo

A Manutenção da Superfície de Quartzo é simples, basta utilizar produtos específicos à base de pH Neutro. Basta aplicar e em seguida enxaguar com água.

Distribuidor especializado em Superfície de Quartzo

O Mármore Artificial atualmente não é produzido no Brasil, portanto as marcas encontradas a disposição do consumidor são todas importadas, provenientes da Itália, Espanha e China. Dentre elas podemos citar a marca Aglostone®, que oferece qualidade, pronta entrega e variedade de materiais. A marca Aglostone® é importada e distribuída pela Alicante - Soluções de Qualidade em Superfície.